Cirurgia Robótica – modernidade em
procedimentos minimamente invasivos
A precisão em uma cirurgia é um aspecto fundamental para o sucesso, especialmente quando se tratam de estruturas delicadas. Nesse contexto, a cirurgia robótica, se destaca por permitir uma visualização mais ampla do campo cirúrgico, em alta definição e tridimensional (3D), possibilitando então uma cirurgia mais precisa, segura e eficaz.
Como funciona o robô?
Por meio de finos e delicados instrumentos, que entram através de pequenas incisões no abdome e que são conectados aos braços robóticos, o cirurgião controla os movimentos e realiza um determinado procedimento cirúrgico.
Então o robô não faz tudo sozinho? Não! Quem controla todo o sistema robótico é o cirurgião e este comando parte do que chamamos de console que fica ao lado do paciente. É através de joysticks que o cirurgião envia os comandos para o robô.
Movimentos finos e delicados
Os movimentos gerados pelo cirurgião no console através dos joysticks são transmitidos aos braços robóticos e para as pinças cirúrgicas. Os movimentos possuem filtros de tremor e reproduzem exatamente o movimento do cirurgião, com a vantagem dos instrumentos Endowrist que proporcionam movimentos mais amplos que a mão humana.
Quais são os benefícios da cirurgia robótica?
O advento da cirurgia robótica possibilitou realizar cirurgias complexas e com alto padrão de qualidade e segurança, além de muita delicadeza. Cirurgias estas, muitas vezes difíceis de serem realizadas por outros métodos, porém facilitadas pelo sistema robótico. Os benefícios são vários, alguns deles:
- Pinças cirúrgicas realizam movimentos delicados e precisos;
- Menor tempo de Hospitalização;
- Menor perda sanguínea (em comparação com técnicas abertas ou laparoscópicas);
- Menor dor pós-operatória;
- Retorno mais precoce às atividades habituais do dia a dia;
- Excelente visualização da área do procedimento em monitor 3D e de alta definição;
- Menor taxa de complicações, como infecção de sítio cirúrgico, por exemplo.
Quais são as cirurgias que podem ser realizadas com o robô?
O uso de robô tem se disseminado ao redor do mundo. Atualmente, nos Estados Unidos, mais de 90% das Prostatectomias radicais para o tratamento de Câncer de próstata são realizadas pela forma robótica. Esta tendência tem se espalhado pelos continentes. Vários procedimentos urológicos podem ser realizados com o auxílio do robô,
- Prostatectomia radical para o tratamento de câncer de próstata;
- Prostatectomia simples para o tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna;
- Nefrectomia radical para o tratamento do câncer de rim;
- Nefrectomia parcial para o tratamento do câncer de rim;
- Cistectomia radical para o tratamento do câncer de bexiga;
- Linfadenectomia retroperitoneal para o tratamento de câncer de testículo, entre outros procedimentos.
Cirurgia robótica para o Câncer de Próstata
Os benefícios do uso da Cirurgia Robótica para o Câncer de próstata são inegáveis. A próstata tem uma localização particular, ficando atrás do osso da pube, inferior a bexiga e acima do reto, além disso é uma glândula que possui muitos pequenos vasos e nervos.
Com o uso da tecnologia robótica, pinças extremamente delicadas e visão tridimensional em alta definição é possível proporcionar uma cirurgia com chances de preservar estas nobres estruturas de maneira muito mais eficaz em comparação com a cirurgia aberta.
Os nervos responsáveis pela ereção envolvem a próstata, aqui então outra vantagem para a Cirurgia robótica, pois com esta técnica é possível realizar uma dissecção e liberação mais delicada destas estruturas.
Outro passo importante na cirurgia de prostatectomia radical é a costura da uretra com a bexiga (anastomose vesico-uretral). Com a cirurgia robótica este passo se torna muito ágil devido ao elevado grau de rotação das pinças robóticas.
Locais de Atendimento
Av. Trompowsky, 291
Trompowsky Corporate - Torre 1
Sala 603 - Florianópolis/SC
48 3209 1649