Andrologia
Infertilidade Masculina

Infertilidade é a incapacidade de obtenção de gestação espontânea após um ano de tentativas sem qualquer método contraceptivo. Essa condição, de forma geral, afeta cerca de 20% dos casais em idade fértil.
sander-imagem-interna-infertilidade-masculina

Quais as principais causas de infertilidade masculina?

A Varicocele (varizes nos testículos e cordão inguinal) é a causa mais comum de infertilidade masculina. Leia mais sobre Varicocele no link.

Outras causas importantes são:

  • Criptorquidia, ou seja, quando o menino nasce com um dos testículos fora da bolsa testicular e, principalmente, quando o testículo foi fixado em bolsa testicular tardiamente;
  • Uso de anabolizantes;
  • Caxumba, quando esta teve acometimento testicular;
  • Obesidade, tabagismo;
  • Sedentarismo;
  • Alterações genéticas, entre outras.

Varicocele e infertilidade

A varicocele é a principal causa de infertilidade masculina e corresponde a cerca de 35% dos homens com infertilidade primária.
As alterações decorrentes da varicocele tendem a progredir com o tempo e pode levar a atrofia testicular e a alterações na qualidade espermática.

Dificuldade ou insucesso na gravidez, o problema é exclusivo da mulher?

Ao contrário do que muitos pensam, a infertilidade não é um problema exclusivo das mulheres. Muitos casais passam anos e anos tentando e não raramente pensam que o problema é exclusivamente feminino. O que muitos não sabem é que os homens são a causa de forma isolada em cerca de 30 a 40% das vezes, 30 a 40% o problema está na parceira e 20% em ambos.

É por este motivo que a avaliação e tratamento do homem é um passo fundamental na condução do casal infértil.

Quando o homem precisa de avaliação no contexto do casal infértil?

Na maioria das vezes é a mulher que busca ajuda com sua ginecologista quando apresenta dificuldades em ter seu primeiro filho, sendo que, nesse contexto, muitas vezes é a ginecologista quem encaminha este homem ao urologista, para avaliação.

Alguns homens são de maior risco e merecem uma avaliação já de forma inicial:

  • Aqueles que tiveram caxumba com acometimento testicular;
  • Trauma testicular prévio;
  • Torção de testículo;
  • Uso de drogas (cannabis, por exemplo);
  • Uso de anabolizantes ou que receberam quimioterapia ao longo da vida;
  • Homens sedentários ou com sobrepeso/obesidade.

No entanto, mesmo na ausência de fatores de risco, a avaliação inicial deste homem aumenta as chances de detecção precoce de problemas que podem atrapalhar o casal em ter filhos.

O homem pode ajudar em sua fertilidade?

O homem tem um papel tão importante quanto a mulher neste grande passo de ser pai. Bons hábitos de vida, perda de peso ou manutenção do peso, sono adequado, atividade física, cessar o tabagismo, alimentação adequada são fundamentais para boa qualidade dos espermatozóides.

Existe tratamento para o homem infértil?

Sem dúvida, a maioria das causas de infertilidade masculina são tratáveis. Os tratamentos e o sucesso dependem da causa da infertilidade. Por exemplo, em homens em que a causa seja a Varicocele, o tratamento microcirurgico possui taxas de sucesso acima de 70%; já aqueles que possuem infertilidade por uso de esteróides anabolizantes, muitas vezes é possível restabelecer a produção espermática com medicações.

Quem devo procurar para avaliação de infertilidade masculina?

O tratamento da infertilidade masculina é uma área muito específica dentro da urologia e que exige um conhecimento profundo para o sucesso no tratamento.

Procure um urologista especializado em Infertilidade Masculina e Andrologia.

Locais de Atendimento

Av. Trompowsky, 291
Trompowsky Corporate - Torre 1
Sala 603 - Florianópolis/SC
48 3209 1649

Todo o conteúdo e imagens disponíveis neste site servem para levar informações sobre as diversas doenças urológicas e para que você conheça melhor o Dr. Sander e suas áreas de atuação. Entretanto, vale evidenciar a importância da consulta médica individualizada para correta avaliação, diagnóstico e tratamento.
Open chat
Tem alguma dúvida?
Envie uma mensagem e agende uma consulta presencial ou telemedicina.